Prepare-se para o 6º Congresso Brasileiro Mame Bem • Prepare-se para o 6º Congresso Brasileiro Mame Bem • Prepare-se para o 6º Congresso Brasileiro Mame Bem • Prepare-se para o 6º Congresso Brasileiro Mame Bem • Prepare-se para o 6º Congresso Brasileiro Mame Bem •

Seja bem-vinda(o) ao seu E-book

Ficamos felizes com seu interesse! Esperamos que este e-book seja esclarecedor e uma fonte de inspiração para você.

Fotobiomodulação (laser) na amamentação

O que é Fotobiomodulação?

A fotobiomodulação é uma abordagem terapêutica que utiliza luz de baixa intensidade para estimular alterações biológicas no organismo1. Essa técnica tem sido eficaz em uma variedade de aplicações, incluindo a aceleração da regeneração tecidual, redução da inflamação e alívio da dor2.

Interação da luz com os tecidos

A absorção da luz ocorre em estruturas celulares denominadas cromóforos, que são moléculas, enzimas ou organelas sensíveis à irradiação de comprimentos de onda específicos1-3.

A absorção dos comprimentos de onda na faixa do vermelho e do infravermelho ocorre principalmente nas mitocôndrias, organelas celulares que desempenham um papel crucial na produção de trifosfato de adenosina (ATP), a principal fonte de energia para o funcionamento celular1.

Em situações adversas, como traumas ou processos inflamatórios, a cadeia respiratória pode sofrer alterações, levando ao chamado estresse oxidativo. Este desequilíbrio pode resultar em uma produção deficiente de ATP, levando à morte celular1-3.

É neste contexto que a terapia com luz desempenha um papel fundamental na restauração do equilíbrio celular.

Os efeitos terciários ou sistêmicos podem ser definidos como as próprias respostas terapêuticas observadas clinicamente, dentre os quais podemos destacar: Reparo tecidual, drenagem linfática, analgesia e modulação da Inflamação1-3.

Dosimetria

A dosimetria representa um dos maiores desafios na terapia com laser. Isso se deve à multiplicidade de variáveis clínicas que influenciam o processo, como o fototipo da pele, a idade do paciente, a sensibilidade individual à luz, dentre outros1.

As variáveis físicas desempenham um papel crucial nos resultados obtidos. Estas incluem a potência do equipamento utilizado, a dose aplicada, a densidade de energia, a irradiância, a energia pontual, o tipo de emissão (contínua ou pulsada), a forma de aplicação e o comprimento de onda empregado1-3.

Os comprimentos de onda na faixa do vermelho (600 nm – 700 nm) e do infravermelho próximo (800 nm – 1100 nm) apresentam maior penetrabilidade nos tecidos biológicos e, portanto, são os mais utilizados. O laser vermelho é significativamente absorvido pelos tecidos epiteliais e pela melanina, tornando-o mais adequado para o tratamento de lesões superficiais da pele e das membranas mucosas. Já o infravermelho possui uma capacidade de penetração maior, sendo capaz de alcançar tecidos mais profundos como ossos, nervos e músculos1-3.

A energia é expressa em Joules (J) e é determinada com base nos princípios da Lei de Arndt-Schultz, segundo a qual estímulos de baixa intensidade aceleram progressivamente a atividade do organismo até um pico de eficácia, após o qual

Aplicabilidade da Fotobiomodulação na Amamentação

Traumas mamilares

Os traumas mamilares, caracterizados por alterações na anatomia da pele do mamilo, representam uma das principais causas de dor durante a amamentação. O tratamento eficaz dessas lesões depende, da identificação da causa do problema e da implementação de medidas para saná-la. A fotobiomodulação pode ser uma ferramenta valiosa para acelerar o processo de cicatrização e aliviar a dor associada a essas lesões4

A escolha dos parâmetros de irradiação, como energia, comprimento de onda, número de pontos, locais de aplicação, técnica e frequência, deve ser individualizada, levando em consideração as necessidades de cada paciente4-6.

Ingurgitamento mamário

O ingurgitamento mamário é uma condição comum nos primeiros dias após o parto, durante a apojadura. O tratamento do ingurgitamento mamário visa aliviar o desconforto e facilitar a saída do leite.

Embora não existam estudos específicos sobre a fotobiomodulação na apojadura, sua eficácia na drenagem de edemas mamários foi relatada em pesquisas com mulheres com linfedema.

Considerações Finais

É fundamental enfatizar que a fotobiomodulação deve ser aplicada de forma ética e responsável, por profissionais de saúde devidamente capacitados, e sempre associado ao manejo clínico da amamentação.

Referências Bibliográficas

Piva JAAC; Abreu EMC; Silva VSS; Nicolau RA. Ação da terapia com laser de baixa potência nas fases iniciais do reparo tecidual: princípios básicos. An Bras Dermatol. 2011;86(5):947-54.

Karu TI. Primary and secondary mechanisms of action of visible to near-IR radiation on cells. Photochem. Photobiol. B. 1999;49:1-17.

Henriques ACG, Cazal C, Castro JFL. Ação da laserterapia no processo de proliferação e diferenciação celular: revisão da literatura. Rev Col Bras Cir. 2010;37(4):295-302.

Chaves MEA, Araújo AR, Santos SF, Pinotti M, Oliveira LS. LED Phototherapy Improves Healing of Nipple Trauma: A Pilot Study. Photomedicine and Laser Surgery. 2012;30(3),172–78.

Araújo AR, Nascimento ALV, Camargos JM, Silva FSS, Faria NVMG. Fotobiomodulação como uma nova abordagem para o tratamento de traumas mamilares: um estudo piloto, randomizado e controlado. Bras. 2013;14(1):20-6.

Coca KP, Marcacine KO, Gamba MA, Corrêa L, Aranha AC, Abrão AC. Efficacy of Low-Level Laser Therapy in Relieving Nipple Pain in Breastfeeding Women: A Triple-Blind, Randomized, Controlled Trial. Pain Manag Nurs. 2016 Aug;17(4):281-9. doi: 10.1016/j.pmn.2016.05.003. Epub 2016 Jun 27. PMID: 27363734.

Quais cursos o Instituto Mame Bem oferece para me apoiar nesta jornada?

Oferecemos o Curso Laserterapia Aplicada à Amamentação, que aborda o uso do laser de baixa potência para tratar fissuras mamilares, aliviar dores e auxiliar no tratamento de candidíase mamária. O curso esclarece dúvidas e orienta os profissionais sobre as indicações e cuidados para um uso seguro e eficaz da laserterapia no contexto materno-infantil.

Dúvidas

Você gostaria de falar com a nossa equipe e tirar todas as dúvidas sobre o nosso Curso Laserterapia Aplicada à Amamentação?

Nos envie uma mensagem agora. 

Curso

Não deixe para depois esta oportunidade única, conte com o Instituto Mame Bem para te apoiar neste processo!

Garanta já.

Em caso de dúvidas sobre o Curso, faça contato conosco:

 (31) 2514-3267
cursos@mamebem.com.br

Seja bem-vinda(o) ao seu E-book

Ficamos felizes com seu interesse! Esperamos que este e-book seja esclarecedor e uma fonte de inspiração para você.